(Em construção)
W01 – Aplicações Georreferenciadas de interação com o território (Percursos e Jogos educativos GPS)


ActiveTrack Audioguias Jogos GPS - Atividade no ScratchDay

Os participantes utilizarão o ActiveTrack para construir e percorrer um percurso, bem como participarão num jogo educativo de caça ao tesouro com recurso ao GPS.
Luís Pinheiro, AE Batalha/CCEMS


W02 – Code2Fly – competição de programação de drones

       

Os participantes serão colocados perante desafios/competição de programação do voo de pequenos drones, utilizando o Tynker (programação gráfica por blocos), ultrapassando obstáculos.
A designar

W03 – Ambiente gráfico de programação Scratch: Programar para aprender



 
Destinatários preferenciais: professores e educadores do ensino básico
Neste workshop serão realizadas atividades de programação em Scratch na construção de animações e jogos que permitem não só a aprendizagem de conceitos da programação mas também de conteúdos abordados em diferentes áreas curriculares, salientando-se a diversidade de projetos criativos que podem ser desenvolvidos com esta linguagem de programação.
 
http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch
Miguel Figueiredo e João Torres, CCTIC da ESE de Setúbal

W04 – Laboratório dos sentidos


 
Com o projeto “Laboratório dos Sentidos” destinado, numa primeira fase, a alunos do 1.º e 2.º CEB, pretendemos, com sensores digitais, renovar o modo como se aprendem os números, nos seus múltiplos significados e representações, as palavras e as competências da literacia da informação em ambientes contextualizados e motivadores. Venha ver como!
Equipa de projeto
 
W05 – Projetos internacionais no âmbito das TIC: eTwinning e Seguranet

Venha conhecer projetos internacionais de cooperação entre escolas e para os alunos.
Rita Zurrapa, Lígia Azevedo, DGE/ERTE

W06 – “Como ajudar os alunos a NÃO desenvolver o sentido do número: sugestões, reflexões e muito mais”
Frase que se ouve quase todos os dias em quase todo o lado: “odeio matemática, odeio fórmulas e contas, etc.”. Porquê?
Neste workshop, os participantes vão analisar e discutir como se pode “reforçar” essa atitude e como se pode “reforçar” a atitude (quase)oposta.
Vitor Duarte Teodoro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

W07 – Avaliação interativa na sala de aula
Avaliação digital dos alunos, de uma forma rápida e simples, utilizando vários tipos de ferramentas e dispositivos.
Jorge Trindade, Escola Sup. de Tecnologia e Gestão do IP da Guarda
Equipa de projeto
 
W08 Tecnologias para a inclusão: Traz um conto, leva-o para TODOS
Com este workshop pretendemos dar vida a livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a todo o tipo de leitores, trabalhando a inclusão de todo o tipo de pessoas com e sem deficiência na leitura. Diferentes livros são “ traduzidos” em Símbolos Pictográficos para a Comunicação transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar.
Célia Sousa, CRID
 
W09 – Impressão 3D
Aprenda a “desenhar” e imprimir um objeto 3D, com recurso a software simples e intuitivo, e a uma impressora 3D. Veja o seu projeto ganhar forma!
Artur Coelho, Ag. Escolas Venda do Pinheiro
 
W10 – Animação - desperdícios com vida
Os participantes podem fazer um filme de meio minuto contando uma história usando materiais recicláveis.
Carla Freire, ESECS/IPL