Informações gerais sobre os workshops
D1WS01 - Ensino e Aprendizagem das STEAM com tecnologias Arduino
Workshop a dinamizar pela Comunidade UAC com coordenação de dois dos seus membros.
Preferencial para: Docentes de Ciências, Matemática, Artes e Tecnologia
Dinamizadores: João Sá (Escola Secundária Avelar Brotero) e Paulo Gomes (Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo)
D1WS02 - Creative Platform, Plataforma Criativa
Um conjunto de atividades, desenvolvidas pela Universidade de Aalborg (Dinamarca) para promover o pensamento criativo, a concentração e um melhor ambiente nas salas de aula. Workshops em Inglês e Português.
Recomendado a: Todos os docentes
Dinamizadoras: Carmen Sotelino e Eufemia Rosso (Memi) (CEP de Jerez, Andaluzia, Espanha)
Apoio de: Cristina Cunha e Rosa Vigarinho Ag. de Escolas Henrique Sommer (Maceira – Leiria)
D1WS03 - Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar
Desenvolver habilidades mentais para a grande aventura da descoberta de si próprios e do Mundo que os rodeia.
Um projeto-piloto desenvolvido em parceria com os Municípios de Leiria e Porto de Mós.
Preferencial para: Educadores (as)
Dinamizadora: Maria José Silva (Agrupamento de Escolas de Porto de Mós / CCEMS)
D1WS04 - Laboratório dos Sentidos
Aprendizagem prática e interdisciplinar de matemática, ciências e língua materna, ancorada no conhecimento da realidade baseada nos sentidos.
Preferencial para: Docentes do 1.º CEB e Matemática e Ciências do 2.º CEB
Dinamizador: Bruno Conde (Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira * CF da Rede de Cooperação e Aprendizagem)
D1WS05 - Avaliação Interativa em Tempo Real
A avaliação das aprendizagens em tempo real permite a regulação do ensino e a diferenciação pedagógica e a autorregulação das aprendizagens pelos alunos. Um projeto-piloto em 4 Agrupamentos de Escolas de Leiria.
Preferencial para: Docentes do Ensino Básico e Secundário
Dinamizadores: Rui Gaião Ferreira (Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus / CFRCA) e Teresa Vieira Santos (Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo / CFRCA)
D1WS06 - Programação e Robótica no Ensino Básico
Desafios de integração curricular das atividades de programação e robótica para potenciar as aprendizagens do currículo tradicional.
Preferencial para: Docentes do Ensino Básico
Dinamizadores: Carlos Alberto Silva (Agrupamento de Escolas de Porto de Mós) e Maria João Coelho (Agrupamento de Escolas Henrique Sommer / CCEMS)
D1WS07 - EDMODO - Onde a Aprendizagem acontece
A utilização da plataforma EDMODO como meio privilegiado de comunicação, partilha, trabalho colaborativo e aprendizagem.
Destinatários: Todos os docentes
Dinamizador: Jorge Miguel Branco (Agrupamento de Escolas Martim Freitas (Coimbra))
D2WS08 - Arduino na renovação das aprendizagem das STEAM
Exploração de exemplos práticos de integração curricular das tecnologias Arduino na aprendizagem das disciplinas STEAM, pelos Coordenadores do Projeto UAC (Using Arduino in the Classroom). Projetos internacionais: o exemplo do Scientix.
Preferencial para: Docentes de Informática, Matemática, Ciências e Artes.
Dinamizadores: Luís Pinheiro (Agrupamento de Escolas da Batalha / CCEMS) e e Maria João Coelho (Agrupamento de Escolas Henrique Sommer / CCEMS)
D2WS09 - Lego Build To Express - Lego Construir para Expressar
Conjunto de atividades com um Kit da Lego (Build To Express) no âmbito da comunicação, pensamento criativo e aprendizagem colaborativa.
Recomendado a: Todos os docentes
Dinamizadoras: Carmen Sotelino e Eufemia Rosso (Memi) (CEP de Jerez, Andaluzia, Espanha)
Apoio de: Cristina Cunha e Rosa Vigarinho Ag. de Escolas Henrique Sommer (Maceira – Leiria)
D2WS10 - Matemática nas Ciências e Ciências na Matemática: dos tesourinhos deprimentes às coisas com sentido
Destinatários: Professores de Matemática e de Ciências (Bio-Geo-Fis-Quim-etc.) do 7.º ao 12.º ano
Dinamizador: Vitor Duarte Teodoro (FCT/UNL)
D2WS11 - Como o Kahoot mudou a minha vida de professor
O Kahoot (https://getkahoot.com) é um programa que permite criar quizzes (questionários de escolha múltipla com correção automática), debates e sondagens. A sua utilização permite centrar o ensino no aluno, promove uma avaliação formativa eficaz e motiva os alunos através da gamificação.
Recomendado a: Todos os docentes
Dinamizador: Nelson Correia (Agrupamento de Escolas Gil Paes)
D2WS12 - eTwinning e a renovação dos modos de aprender e ensinar
Numa altura em que a Autonomia e Flexibilidade Curricular vai ser alargada a todas as escolas, cabe aos professores munirem-se das ferramentas necessárias para a assunção de novos desafios. Venham descobrir como o eTwinning pode ser uma ferramenta para vos auxiliar na descoberta e experimentação de novas metodologias de trabalho em sala de aula, tanto ao nível do ensino como da aprendizagem.
Recomendado a: Todos os docentes
Dinamizadores: Laura Filipe (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Direção-Geral da Educação)
D2WS13 - GO! Code2Fly PROGRAMAR PARA VOAR
Programação por blocos (Tynker) de mini-drones (Parrot Mambo): desafios, integração curricular e desenvolvimento de competências no âmbito da multimédia e pensamento criativo.
Destinatários: Todos os docentes
Dinamizadoras: Cristina Lopes (Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira / CFRCA) e Nancy Silva (ERTE/DGE/CCEMS)
Apoio de: Parrot (Ricardo Fontes)
D2WS14 - Técnicas, truques e dicas para, com pouco dinheiro, instalar um Clube de Astronomia
Um telescópio que permite ver até Saturno e Júpiter por apenas €30? Ou como podemos potenciar as máquinas fotográficas. Um manual de sobrevivência para quem quer inovar na Astronomia e na Ciência em geral.
Destinatários: Docentes de Física, Biologia/Geologia e Geografia ou outros interessados em promover a Astronomia em contexto escolar.
Dinamizador: Carlos Neves (Citizen STEM & Astronomy Club)