Oficinas

Informações gerais sobre as Oficinas

     

1- Educação para os Media e desinformação (Fake News) | Maria José Loureiro (Universidade de Aveiro)

Na oficina, pretende-se sensibilizar os participantes para a necessidade premente de analisar criticamente a informação difundida na Internet (sites, redes sociais, outros). Far-se-á, ainda, menção a diversas iniciativas e recursos de referência promovidos/desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, que promovem o espírito crítico de crianças e jovens, no âmbito da Cidadania Digital e Educação para os Media.

Dinamizadora:

                                                                                                                                                                                 

Maria José Loureiro é Doutorada em Didática , área de e-Learning, mestre em Ciências da Educação, Tecnologia Educativa e licenciada em Ensino e Francês/Português. Desempenha funções de professora requisitada no Centro de Competência TIC da ERTE/DGE na Universidade de Aveiro, onde ingressou como assistente convidada em 2001/02. Exerceu funções de orientadora de Francês nos estágios integrados nas universidades de Aveiro e de Coimbra. É formadora na área das TIC e integra grupos de investigação e comissões científicas de revistas e congressos nacionais e internacionais. É membro do Comité  Executivo do ICEM (Conselho Internacional de Educação para os Media).


 

      2- Compreender, Expressar e Regular Emoções: A Maria e o Benjamin na aventura das emoções | Sandra Costa

Esta oficina tem como objetivo abordar as 6 emoções básicas: a surpresa, o medo, a raiva, a tristeza, a aversão e a alegria, do ponto de vista da consequência física da emoção. O que se pretende é ensinar como se deve abordar esta temática de forma às crianças entenderem as causas das emoções e identificarem como o corpo (componente física) e o pensamento (componente cognitiva) reagem. Os apoios para esta oficina serão: o livro “A Maria dos Mochinhos na aventura das emoções” (dos 5 aos 11 anos de idade) ChiadoKids, 2019), bem como materiais do projeto e marca “Mochinhos da Sabedoria”.

Dinamizadora:
                                                                                                      

                                                                                                                            


Sandra Costa
é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Pós-graduada em terapia cognitiva comportamental e em Inteligência Emocional e Saúde Mental. Facilitadora do programa MQ (Manuela Queirós) – Aprender a ser Feliz®. Com experiência profissional desde 2007 em vários contextos: escolar (nomeadamente com crianças NEE); formativo (CCP e CCPFC); ensino superior (orientadora d estágios curriculares (2o ciclo – Psicologia clínica, UTAD); e clínico (Psicologia Clínica e Aconselhamento). Com especial foco de interesse na Educação Emocional, realizou um Coach Traning (ACSTH – acreditado ICF) e um Still Quiet Place training – práticas de Mindfulness (Atenção Plena) para crianças e adolescentes (Amy Saltzman, Califórnia), bem como um Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR) (Obus Welness, Irlanda). Em 2012, diretora clínica e sócia-gerente do Centro de Reabilitação, Intervenção e Desenvolvimento (CRID – Uni. Lda), coordenou uma equipa para desenvolver os “Mochinhos da Sabedoria”. Atualmente representa o projeto e marca Mochinhos da Sabedoria, com valências que englobam sessões semanais e mensais de treino de competências sensoriais, cognitivas e emocionais, workshops e formação, produtos (livros e materiais), bem como consultas de Psicologia Clínica.
 
 

      3- Ensinar e aprender com os Media, Hoje | Jorge Borges

Nesta oficina falar-se-á sobre a importância dos Media na sociedade, tendo por base o projeto MILD, da Rede de Bibliotecas Escolares. Em foco estarão as atividades de escrita e leitura na Web. A importância de uma e outra e os cuidados a ter, para o fazermos bem, serão questões centrais.
Podem os Media contribuir para melhores aprendizagens? Como se aprende e ensina na Web?
Os participantes serão convidados a desenvolver atividades, para os alunos, no domínio da literacia dos media e da informação.

Dinamizador:

                                                                                                             


Jorge Borges é professor do ensino básico e secundário, foi diretor do Centro de Competência da Malha Atlântica, formador, membro da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas [eCRIE], membro da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas  [ERTE], coordenador de projetos nacionais e europeus, membro das equipas setoriais do Plano Tecnológico da Educação e professor convidado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.  Atualmente é membro do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, onde também já exerceu as funções de coordenador interconcelhio.

 

     4- Os Sons das Histórias | João Pedro Costa

Esta oficina pretende dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas para transfomar ideias e histórias em produtos áudio, quer sejam programas de rádio, podcasts ou áudio-livros. Registar uma história em áudio, editar e publicar online.
Vamos conhecer algumas técnicas de fomato de escrita, registo áudio, e recursos online para realizar e enriquecer estes produtos.

Dinamizador:

                                                                                                                             


João Pedro Costa é profissional de rádio e jornalista há 34 anos e passou pela RFM, RGT-Rádio Geste, Rádio Macau e Euronews entre outras experiências em estações de rádio e televisão internacionais.
Cursou filosofia e formou-se profissionalmente na RDP, BBC e na RTHK, onde frequentou inúmeros cursos na área da escrita para audiovisuais, realização e produção e sonoplastia.
Viveu 12 anos na Ásia, onde cruzou o seu trabalho profissional com as viagens e recolheu muitos sons do mundo, que ainda hoje lhe falam aos ouvidos.
Desde 2001 tornou-se também formador nos audiovisuais e media digitais e coordenou equipas de produção e pós-produção em várias produtoras e estações internacionais.
Há cinco anos foi desafiado para o projecto da Rádio Miúdos e desde aí desenvolveu o projecto pedagógico desta emissora, tendo passado já por centenas de escolas a sensibilizar para o potencial das rádios-escolas como incubadoras de cidadania ativa em idade precoce.
Tem dois filhos, uma família bem disposta e está a tentar tudo para que não assistam ao desaparecimento da nossa espécie.
E espera continuar a viajar pelo mundo.

 

 

      5- ABC da imagem e vídeo digital | Benilde Azinheiro e Irene Bernardes Pereira

 

O CCEMS, em parceria com a DGE desafia, há quase duas décadas, os alunos de todos os níveis de ensino a participarem em dois concursos em que, através do uso criativo da tecnologia, se promove a reflexão sobre os Valores Universais e da Cidadania. No concurso para os mais novos (alunos da Educação Pré-Escolar ao 2.º CEB), Artistas Digitais (http://artistas.ccems.pt), os alunos submetem desenhos digitais e no concurso para os mais velhos, Cineastas Digitais (http://cineastas.ccems.pt) são submetidos vídeos digitais, de curta duração, em diferentes categorias.
As Bibliotecas Escolares são, muitas vezes, os principais polos promotores de participação dos alunos nestes concursos. Pretende-se com esta abordagem fazer uma exploração básica de ferramentas simples de edição de imagem e vídeo.



                                                                         Benilde Azinheiro                                         Irene Bernardes Pereira


Dinamizadoras:

Benilde Azinheiro, docente de Informática no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus. Coordenou os projetos Artistas Digitais e Cineastas Digitais em várias edições dos mesmos. Formadora TIC do CFRCA

Irene Bernardes Pereira, docente de Informática no Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, Formadora TIC do CFRCA.




      6- Avaliação interativa na compreensão da leitura | Luís Pinheiro e Maria João Serrado

 

Nesta oficina, pretende-se potenciar o desenvolvimento de estratégias no âmbito da integração dos sistemas de resposta interativa nas atividades de leitura desenvolvidas pelas bibliotecas escolares; refletir sobre os impactos do paradigma digital e as potencialidades da aplicação do “Sistema Integrado de Monitorização das Aprendizagens” (SIMA) nas atividades de leitura desenvolvidas pelas bibliotecas escolares; disseminar tecnologia que permita monitorizar a compreensão da leitura, permitindo a utilização dos dispositivos móveis dos alunos (BYOD) ou facultados pela escola, não exigindo ligação à Internet, o que contorna um constrangimento comum nas escolas portuguesas. 

 
                                                                                            Luís Pinheiro                                           Maria João Serrado
 

Dinamizadores:

Luis Pinheiro, docente de Informática no Agrupamento de Escolas da Batalha com afetação parcial pela Direção-Geral da Educação ao CCTIC "Entre Mar e Serra" (CCEMS). Coordena o projeto "GO! Mobilidade na Educação", "Using Arduino in the Classroom" e integra a equipa do projeto "Avaliação Interativa em Tempo Real". Implementou diversas aplicações informáticas no âmbito dos projetos em que participa, nomeadamente o "Sistema Interativo para Monitorização e Avaliação das Aprendizagens".

Maria João Serrado, docente de Português no Agrupamento de Escolas de Ourém, afeta pela Direção-Geral da Educação ao CCTIC "Entre Mar e Serra" (CCEMS) para apoiar os projetos Artistas Digitais e Cineastas Digitais e "Avaliação Interativa em Tempo Real".
 

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