Posters

POSTERS

Título: A BE e o Projeto de Leitura
 Maria Helena Espírito Santo, professora bibliotecária
 Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Ano(s) de escolaridade: 10º, 11º e 12º anos
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Português
Nota biográfica: Professora bibliotecária desde 2009, elemento da equipa da biblioteca (1997-2006) e coordenadora (de 2006 a 2009) na ES Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, onde leciona a disciplina de Português. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas- Português/Inglês e Mestre em Ciências da Educação – Educação e Leitura. Acredita que é pela ação que o leitor se constrói, daí também o trabalho com clubes de teatro, de escrita criativa…
Resumo
Sendo o objetivo geral dar a conhecer títulos do Projeto de Leitura em cada um dos anos de escolaridade do ensino secundário, cada ação concretiza-se de modo diferente, assente em estratégias diferenciadas: aplicar a formação de utilizadores (10º ano); usando citações, cativar pelo jogo (“Citações em desfile”, 11º ano) e ler trechos do final das obras -quem não leu já o fim dos livros antes de lá chegar! - (“Mif olep raçemoc”, 12º ano). Lendo ou escutando trechos de muitas obras propostas para cada ano e contactando com o livro em si, cada aluno estará mais preparado para fazer uma boa escolha do/s livro/s a ler.

 

Título: Chá de livros
Sílvia Salgueiro Fernandes,
 professora bibliotecária
AE Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Leiria

Ano(s) de escolaridade: 5º e 6º ano
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Português e Ensino Integrado
Nota biográfica: Docente do grupo 330, professora bibliotecária a desempenhar funções consecutivas na escola desde o ano letivo de 2015/2016
Resumo
O Poster em apresentação centra-se na atividade Chá de livros, dinamizada no âmbito do Dia Nacional da Biblioteca Escolar, teve como objetivo envolver pais/encarregados de educação/ familiares e alunos do 2.ºciclo na partilha de leituras. A pedido da professora bibliotecária, e com o apoio da Professora de Português Adelaide Correia, alunos do 6.ºA empenharam-se na organização da atividade, para além de convidarem os pais, decoraram o espaço a gosto. Alunos do 5.ºA contaram com a presença da Diretora de Turma Paula Guedes e convidaram pais e familiares. Esta atividade contou também com o apoio da Professora Teresa Dias que confecionou os bolos com os alunos do ensino integrado. O resultado final foi bastante positivo, contamos com a presença de dezasseis pais que prometeram voltar numa próxima sessão de leituras com chá…

 

Título: Encontros Intergeracionais
Margarida Rosa Sousa Borges de Frias Ferreira,
 professora bibliotecária
EB 2,3 José Saraiva/Agrupamento Domingos Sequeira,Leiria

Ano(s) de escolaridade: do 5º ao 9º ano
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Qualquer disciplina/todas
Nota biográfica: Margarida Ferreira exerce as funções de docente do Grupo 300 na Escola EB 2,3 José Saraiva/Agrupamento Domingos Sequeira, Leiria, sendo também professora bibliotecária na mesma escola desde 2009-2010.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Franceses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciências da Educação (Área de especialização em Educação e Diversidade Cultural) pela Escola Superior de Leiria e Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto e pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares pelo ISLA, Leiria.
No âmbito das bibliotecas escolares, possui formação acreditada nas áreas de gestão e organização, literacia da leitura, literacia dos média, literacia tecnológica e digital, currículo e biblioteca escolar.
Possui capacitação profissional como Facilitadora em Educação-Mindfulness  pela Escola de Desenvolvimento Transpessoal (EDT), curso de MindKindful organizado pela Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM), curso de Redução de Stress Baseado no Mindfulness (MBSR), curso de Formação Profissional de instrutores de meditação e relaxamento para crianças pela Zen Kids/Feel, e cursos de formação profissional nas áreas de “Perceção Emocional – abertura às próprias emoções” e “Compreender, expressar e regular as emoções”.
Resumo
Encontros entre "avós" e "netos": o papel da biblioteca escolar na construção da cidadania.
É nestes encontros de gerações que se cultivam os afetos e se partilham vivências e saberes.
Um "Até já" que se renova a cada mês.

 

Título: Leituras com robots
Maria da Luz de Azevedo Nunes Maia
, professora bibliotecária
Escola Básica 2,3 D. Dinis/Agrupamento de Escolas D. Dinis, Leiria

Ano(s) de escolaridade: 5º,6º e 8º ano
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Clube de Robótica, Educação Tecnológica, Tecnologias da Informação/domínio da Língua Portuguesa, da Robótica, da expressão plástica e na área da literacia digital.
Nota biográfica: Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares; Licenciatura em ensino de Biologia e Geologia, Professora Bibliotecária (2019/2020), Coordenadora de Saúde (2013/2018), Coordenadora do Projeto de Educação Sexual (2009/2018) 
Resumo
Esta atividade alia o teatro à robótica para fomentar o trabalho em grupo e a investigação. Como base de trabalho, foi escolhido o livro "Alto Lá! Cuquedo". Tem como objetivos: Desenvolver práticas de exposição (oral e escrita) e de intervenção; Aprender a apresentar de forma metódica e compreensível as ideias próprias, os resultados de consultas ou notas de leitura; Criar um produto mediático.A metodologia utilizasa foi: as tarefas trabalharam o domínio da Língua Portuguesa, da Robótica, da expressão plástica e a literacia digital. Os alunos montaram os robots, elaboraram o cenário e as personagens. Treinaram a leitura em voz alta e gravaram as vozes para garantir a qualidade do som. Caracterizaram os robots que comandaram e “entraram em cena”. Procederam às filmagens e à edição do vídeo na aplicação KineMaster. Para divulgação, realizaram um Kahoot com os alunos, uma demonstração de Robótica  e entregaram um Cuquedo, como lembrança.
Referências
Aprender com a Biblioteca Escolar (2017). Rbe.min-edu.pt. Acesso 17 dezembro 2018, disponível em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1906/referencial_2017.pdf
Aprendizagens Essenciais (AE) 3.º ciclo do ensino básico geral | Direção-Geral da Educação. (2018). Dge.mec.pt. Acesso em 17 dezembro 2018, disponível em http://dge.mec.pt/3o-ciclo-do-ensino-basico-geral
Francisco Ruiz: “La robótica fomenta el trabajo en grupo y la capacidad de investigación”. Acesso 5 janeiro 2019 disponível em: 
https://www.educaciontrespuntocero.com/entrevistas/francisco-ruiz-robotica-programacion/91798.html
The Benefits of STEM Education for Children acess. Acesso 5 janeiro 2019
disponível em: https://www.invent.org/blog/trends-stem/value-stem-education

 

 

Título: A minha biblioteca escolar
Constantino Carlos Dias Mendes
Alves, professor bibliotecário
AE Domingos Sequeira, Leiria

Ano(s) de escolaridade: Pré-Escolar e 1º ciclo
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Português (Educação Literária)/Estudo do Meio

Nota biográfica: Nascido em Leiria no ano de 1958, Licenciado em Comunicação e gestão de informação(IPL)/ Mestrado em Teatro (IPL), professor do 1ºciclo e professor de Expressão dramática (1996/2003), autor de textos para teatro e poesia.Professor bibliotecário.
Resumo
Projeto de Jornal online dinâmico de artigos relacionados com a leitura e escrita dos alunos do AE Domingos Sequeira – Leiria. Tem como público- alvo os alunos do Pré-escolar e 1ºciclo. Desenvolcem-se atividades de leitura e escita que são impulsionadas a partir das atividades das bibliotecas escolares. Estimula-se a participação das famílias.

 

 

Título: O País das Pessoas de Pernas para o Ar
Ana Margarida Lopes Violante,
 professora bibliotecária
AE de Marrazes, Leiria

Ano(s) de escolaridade: 2º, 3º e 4º ano
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): Educação para a Cidadania e Desenvolvimento
Nota biográfica: Professora de Português do 3º ciclo, a exercer funções de professora bibliotecária.
Resumo
A atividade que agora se apresenta foi realizada no ano letivo 2018/2019, numa colaboração entre a biblioteca da Escola Básica nº2 de Marrazes e as turmas dos 2º, 3º e 4º anos da Escola Básica de Marrazes.
Os principais objetivos da atividade foram dar a conhecer o autor Manuel António Pina, autor do mês na biblioteca da escola sede, e trabalhar os direitos humanos, nomeadamente a sua alienação, numa abordagem do domínio da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
A atividade teve início com a leitura e interpretação das obras “O País das Pessoas de Pernas para o Ar”, de Manuel António Pina e “Que luz estarias a Ler?”, de Ana Biscaia. Nesta primeira etapa, os alunos haveriam de chegar à conclusão que os sentidos dos textos são opostos, sendo que no primeiro há a celebração da diferença, enquanto no segundo, há a sua condenação.
Numa segunda fase, os alunos desenvolvem o trabalho na sala de aula, sob as orientações do professor titular de turma, desenhando o livro que Kalid deixara aquando da sua morte.
Os seus trabalhos, expostos na biblioteca, revelaram que os alunos perceberam a noção de negação dos direitos humanos e assumiram a defesa da sua assunção.
A presente atividade ficou gravada na biblioteca com a tela intitulada “ O país das Pessoas de Pernas para o Ar”.

 

 

Título: Promoção da Cidadania Europeia na/com a Biblioteca Escolar
Cláudia Mota,
 professora bibliotecária
AE Colmeias, Leiria

Ano(s) de escolaridade: 3º ciclo (alunos voluntários do 7º ao 9º ano)
Atividade em articulação com (disciplina/área de intervenção): articulação entre biblioteca escolar e projeto Erasmus+
Nota biográfica: professora bibliotecária e de inglês (grupo 330)
Resumo
Terminou em agosto de 2019, no Agrupamento de Escolas de Colmeias, o projeto Erasmus+ intitulado “Yourope: You in Europe” (2017-2019). Este envolveu 5 escolas europeias (Portugal, Roménia, Finlândia, Hungria e Turquia) e destinou-se a alunos de 3º ciclo. Visou promover nos alunos uma atitude esclarecida e proativa face à Europa, tendo em conta o que esta representa/influi na vida de cada um de nós. A ênfase foi para o desenvolvimento de competências, conhecimentos e valores relacionados com a Cidadania/Pertença Europeia, trabalhando aspetos interdisciplinares do currículo, numa dimensão de trabalho cooperativo transnacional, com enfoque na utilização integrada das TIC e das línguas no processo de aprendizagem. O projeto reuniu vários professores bibliotecários dos diferentes países e, gradualmente, as bibliotecas escolares (e outras) tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do mesmo.
O enfoque do primeiro ano foi para o passado da Europa, com destaque para a 2ª Guerra Mundial/Holocausto e o seu reflexo nas vivências europeias atuais.
No segundo ano, foram abordadas questões relativas ao presente e futuro da Europa, de modo os alunos envolvidos e a comunidade escolar se tornem mais proactivos, conscientes e tolerantes.
Para melhor conhecer este projecto recomenda-se a consulta das seguintes hiperligações:
- página web: http://erasmusplusyourope.com/
- grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/117482255606326/

Partilhe este conteúdo: