Oradores

ORADORES


Dia 22 de novembro de 2019


Rosalia Vargas

                                                                                                                                


Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e Directora do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva. Desde 1996 tendo vindo a coordenar a criação da rede de Centros Ciência Viva em todo o país, que conta actualmente com 20 espaços de moderna museologia científica. Foi Presidente (2013-2015) do ECSITE – European Network of Science Centres and Museums, com sede em Bruxelas, e é membro do board do ASTC – Association of Science-Technology Centers, com sede em Washington DC. O seu desenvolvimento académico e profissional cobre áreas da educação, media, governança política e cultura científica e tecnológica. Foi vereadora da Educação, Juventude e Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007-2009), é membro do Conselho Nacional de Educação, membro do Conselho Geral da Universidade Aberta, membro do Steering Committee of EMME – Euro-Mediterranean and Middle East Science education project, membro da Comissão Consultiva do Programa Gilead GÉNESE.

 

José António Videira Saro

 

  Experiências com letras: Literatura e Ciência 

  • Um livro é só um livro?

  • Como será ler no futuro?

 
Projetos do presente

  • De pequenino se planta o pepino

  • Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar

  • Newton Gostava de Ler

  • Experiência com letras

 

  • Falar sobre ler sem ler…talvez não!

 

José Videira Saro

Transeunte pelas letras e pelos livros metamorfoseado em fazedor de bibliotecas e recreador de leituras. Entre o mago principiante e o aprendiz diplomado se fez a ®evolução biográfica e profissional.
Professor do Ensino Secundário e Ensino Superior, tem partilhado saberes e orientado investigações na área das bibliotecas. Doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Salamanca (2009). Tutor no TEKA - Projeto Gulbenkian de Formação de Professores e Desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Diretamente implicado no aparecimento e dinamização do Projeto Newton gostava de Ler, e do Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar, resultantes de parcerias, que promoveu entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Línguas e Culturas, da Universidade de Aveiro, a ser implementado a nível nacional, desde 2010 e 2016, respetivamente. Tem participado em diversos encontros, nacionais e internacionais, a título de exemplo foi palestrante no Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, julho de 2019, tem sido formador no FOLIO (Fólio Literário Internacional de Óbidos) de 2016, 2017, 2018 e 2019. Atualmente desempenha as funções de Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.


Dia 23 de novembro de 2019

      PAINEL: Internet: bem-me-quer, mal-me-quer?

 

Mário Antunes


Doutorado em Ciência dos Computadores pela Universidade do Porto, Mestre em Informática pela Universidade do Porto e Licenciado em Engª Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.
É atualmente Professor no Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (DEI/ESTG/IPLeiria) e investigador no INESC-TEC.
Coordena o Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense no IPLeiria e leciona unidades curriculares de Redes de Computadores, Centros de Processamento de Dados, Administração de Sistemas e Segurança em Redes de Computadores.
Interesses de investigação: Inteligência artificial; aprendizagem automática; deteção automática de intrusões (e anomalias) em redes de computadores; segurança informática.
 

Ana Filipa Soledade


Licenciada em Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, é a responsável pela área da Prevenção no Centro de Respostas Integradas de Leiria, da Divisão de Comportamentos Aditivos e Dependências da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P.
Coordenadora e Mentora do Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências em execução nos concelhos de Leiria, Pombal, Batalha e Porto de Mós e alargado aos 10 municípios da CIMRL, no ano letivo 2019/2020.
Autora e coautora de recursos pedagógicos do Programa Like Saúde: Kit Like Saúde; Kit Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão; Kit #DIZNÃO às dependências; Livro João, Presta Atenção.
Exerce funções de Docência, como assistente convidada, na Escola de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, desde 2006, e é investigadora, com vários artigos científicos apresentados e publicados, em Congressos nacionais e internacionais.
É avaliadora, consultora e formadora de projetos na área social, da adolescência e da prevenção de comportamentos de risco a professores, técnicos de saúde e da área social.
 

Ana Lopes


Ana Lopes é natural de Leiria, tem 33 anos, dos quais 27 foram passados com livros nas mãos.
Acredita piamente que todos deveríamos ter uma fada madrinha dos livros, porque dessa forma o mundo seria um sítio muito mais interessante. Na impossibilidade de ser fada madrinha, por falta de asas, trabalha como livreira e espalha o seu amor pelos livros fazendo vídeos sobre eles no YouTube.
 

Magda Costa

Auna do 10º ano, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

 
Partilhe este conteúdo: