Oficinas 2023

OFICINAS ONLINE


Dia 25 de novembro 2023, 09h30- 12h30



1 – Marketing para bibliotecas escolares – António Sá Santos

 

 

Objectivos Gerais:
No final da oficina, os formandos serão capazes de conhecer os componentes do marketing aplicados às bibliotecas escolares.
 
Objetivos Específicos:
Identificar o conceito de Plano de Marketing para Bibliotecas Escolares
Definir objetivos para a biblioteca escolar

 


António Sá Santos

Licenciado em História pela Universidade dos Açores, em 1991. Em 1996 obtém o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na opção de Biblioteca e Documentação, obtendo em 2011 o grau de Mestre em Ciências da Documentação e da Informação com a dissertação: “Níveis de usabilidade em sites de Bibliotecas”.
Extra-curricularmente frequentou ainda, no ISCTE, disciplinas de Marketing.
Chefiou a secção de Estudos, Património e Documentação do Museu Militar de Lisboa de 1993 a 1997 e exerce funções como bibliotecário na Biblioteca do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros, da Autoridade Tributária, desde 1997, sendo atualmente assessor.
É desde 2006 formador na BAD, ministrando formações nas áreas de Marketing, Gestão, Atendimento e Direitos de Autor. Ministrou também formações nestas áreas em outras instituições.

   
 

2 – Para que serve a palavra? - Rita Tomás

 

Comunicar melhor começa pelo princípio: pensar na mensagem, nas pessoas a quem a mensagem se destina e no modo com estas pessoas vão entrar em contacto com a mensagem. Numa altura em que o contacto com mensagens informativas e publicitárias ascende aos milhares diários, vamos procurar desacelerar o processo de criação de conteúdos para que a mensagem traduza o melhor possível as intenções que nela colocamos. Combinando exercícios de escrita com boas práticas de comunicação digital, procuraremos testar algumas metodologias que auxiliem responsáveis de comunicação naquela que é já uma tarefa quotidiana e multiplataforma.



 

Rita Tomás

Diretora de Comunicação do Teatro do Bairro Alto, um novo teatro de Lisboa dedicado às artes performativas experimentais. Antes, passou pelo Centro Cultural de Belém e fez parte da equipa do Maria Matos Teatro Municipal durante quase dez anos. Licenciada em Ciências da Cultura pela Faculdade de Letras, completou uma pós-graduação em Edição de Livros e Formatos Digitais na UCP e foi ainda bolseira Gulbenkian no mestrado em Arts Administration and Cultural Policy na Goldsmiths, em Londres. Procura estar dos dois lados da partilha do conhecimento, lecionando cursos de Comunicação Cultural em universidades, com a Acesso Cultura e no Forum Dança, mas também procurando aprender com outras pessoas.


 

 

3 – Introdução à imagem digital - Nancy Silva 
 

As atividades a implementar pelos docentes, em diferentes contextos, requerem, cada vez mais, não só a utilização de imagens já elaboradas, mas também a sua aquisição por diversos processos tecnológicos (digitalização, máquinas fotográficas digitais e outros), seguida do respetivo tratamento para posterior utilização em contextos educativos diversificados (processos de documentação, plataformas LMS e CMS, material pedagógico, etc.). Esta ação visa dar a conhecer operações “básicas/intermédias” sobre imagens com recurso a uma aplicação gratuita.
 
Objetivos:
- Compreender conceitos da imagem digital;
- Conhecer princípios de tratamento e gravação de imagens digitais;
- Conceber metodologias e elaborar materiais para aplicação concreta ao contexto escolar, estimulando a inovação pedagógica e novas formas de rentabilizar recursos.
 
Conteúdos:
- Conceitos sobre imagens digitais;
- Técnicas de recolha e tratamento de imagens;
- Repositórios de imagens de utilização livre.

 

 

 

Nancy Luís da Silva

 

Licenciada em Engenharia Informática (ramo de Sistemas de Informação) pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e Profissionalizada em Serviço pela Escola Superior de Educação de Leiria. 
É formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 2010 na área e domínio C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática). 
Docente do grupo 550 – Informática, encontra-se desde 2017 a exercer funções na ERTE(DGE)/CCEMS (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – Direção Geral da Educação / Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria).



4 – Introdução ao vídeo digital - Luís Pinheiro e Pedro Pina David
 

Atualmente há uma necessidade cada vez maior de mostrar à comunidade educativa as atividades realizadas, sendo usual que as escolas utilizem as redes sociais para partilhar essa informação. A utilização do vídeo é o meio ideal de transmitir a toda a comunidade escolar as atividades que são realizadas. Nesta oficina pretendemos dar a conhecer algumas ferramentas para que permitam criar/editar vídeos para disponibilizar através da Internet e/ou para produção de vídeo aulas.
 
Objetivos:
- Compreender conceitos de vídeo digital;
- Planificar a produção de vídeo;
- Aplicar ferramentas de edição de vídeos;
 
Conteúdos:
- Conceitos sobre vídeo digital;
- Edição de vídeos;
- Exportação de vídeos.
 

                                                                                                                                

Luís Pinheiro

Professor de informática no Agrupamento de escolas da Batalha e desempenha funções no Centro de Competência Entre Mar e Serra.


Pedro Pina David

Licenciado em Design Industrial, pelo IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, profissionalizado em Serviço pela Escola Superior de Educação de Leiria. É formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 2003 ao abrigo do Art.31º, nº3, do R.J.F.C.P.
Docente do grupo 600 Artes Visuais a exercer na EB de Sta Catarina da Serra e no Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria, desde 1/9/2023 em regime de mobilidade.




 

5 – Podcast, dentro e fora da sala de aula - Helena Felizardo

 

O Podcast é uma tecnologia com enorme potencial pedagógico, pois pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz dos conteúdos formais, permitindo ainda aos alunos desenvolver a expressão oral, a autonomia e a criatividade. No âmbito do desenvolvimento de projetos com Podcast, as parcerias com a Biblioteca Escolar, como forma de apoiar o trabalho desenvolvido em sala de aula, podem ser uma mais-valia.
Nesta oficina, iremos refletir sobre possíveis percursos e experimentar ferramentas de apoio ao desenvolvimento destes projetos.

                                                                                                          


Helena Felizado

Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, ligada à gestão de bibliotecas escolares há mais de 25 anos, possui mestrado e doutoramento em Educação, na área de especialização de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.



 

6 – A falta que um livro faz: a poesia e vídeo - Luís Marques da Cruz

 

Uma abordagem às funções da poesia, do livro e da biblioteca, partindo de Aristóteles e da tese exposta no seu livro Poética, e encontrando-lhe o eco em conceções filosóficas e práticas mais recentes. Tomaremos com especial atenção o caso específico do poema dramático e, com ainda maior detalhe, o exemplo do Cinema.

 


Luís Marques da Cruz

Formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou e trabalha como Montador, Argumentista e, mais recentemente, também como Realizador. Deu aulas de Argumento. Tem focado grande parte da sua actividade e do seu interesse nas relações que são possíveis de estabelecer entre o Cinema e a Poesia,

 

 

7 – Bibliotecas no mundo digital: Publico, logo existo? - Bárbara Costa

 

No mundo digital atual, a promoção de bibliotecas e serviços de informação exige uma abordagem estratégica e inovadora. Este workshop é projetado para bibliotecários, gestores de bibliotecas e profissionais de informação que procuram aumentar os seus conhecimentos de Comunicação Digital, de forma a maximizar o alcance das bibliotecas e potenciar a criação de uma comunidade, por meio de plataformas online e recursos multimédia de qualidade.
  
Tópicos Abordados:
- Importância do Marketing e Comunicação Digital
- Estratégia de Comunicação Digital
- Estratégias e Gestão de Conteúdo
- Ferramentas para Produção de Conteúdo
  
Objetivos:
- Compreender a importância da Comunicação Digital para a criação e fidelização de uma comunidade online;
- Saber selecionar e utilizar eficazmente plataformas online para promover bibliotecas;
- Conhecer plataformas e ferramentas úteis para a criação, implementação e gestão de uma estratégia de conteúdo.

 



 

Bárbara Costa

Formou-se em Comunicação e Media pelo Instituto Politécnico de Leiria em 2019. Atualmente, está a concluir o Mestrado em Marketing e Comunicação no Instituto Politécnico de Coimbra, com especialização em Comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Desde 2022, faz parte do corpo docente do Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) como Professora Assistente no Departamento de Comunicação. Leciona Unidades Curriculares de Marketing Digital, Criação de Conteúdo e Semiótica. Trabalhou dois anos numa Agência de Comunicação Digital, onde era responsável pela criação de estratégias digitais e de conteúdo, gestão de redes sociais e produção de conteúdo para diversos clientes. Bárbara tem também experiência profissional nas áreas de Comunicação Interna e Corporativa.

 



 

 

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