Oradores 2023

PALESTRANTES

 

Dia 20 de novembro de 2023  |  18h30


 

Maria Beatriz Marques - O valor do Marketing para a satisfação das necessidades de informação das Comunidades Educativas

 

No século XXI é urgente dar voz aos reais e potenciais produtores e consumidores de informação em todas as etapas do processo infocomunicacional, que abrange a produção, acesso, uso e processamento da informação em conhecimento. 
No âmbito desta perspetiva, a identidade de cada aluno, professor, funcionário... assume-se como determinante para a criação de Produtos e Serviços de Informação que satisfaçam cabalmente as expectativas, os desejos e as necessidades geracionais das comunidades educativas, daí a importância de mudar o foco da oferta tradicional dos Serviços de Informação para a procura (mercado), através de uma orientação de Marketing. 
É esta visão sistémica e abordagem holística da Informação, desde que é criada até ser transformada em conhecimento útil para o desenvolvimento do indivíduo e das organizações, que está subjacente à nossa atenção e preocupação com os estudos dos Mercados envolventes (internos e externos) dos Serviços de Informação.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                
Maria Beatriz Marques

Professora auxiliar com agregação em Ciência da Informação, doutorada em Letras pela Universidade de Coimbra, área de Ciências Documentais, especialidade de Gestão da Informação e de Serviços de Informação. Leciona, desde 1996, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UFRJ em Comunicação, Redes, Políticas de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; do Grupo de Pesquisa Revis-Arq - Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória, Rio de Janeiro, Brasil e da Comissão Científica do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos) do Curso de Arquivologia – CCBSA - da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

 

 

Ricardo Cavadas - Desafios das Bibliotecas na Era Digital: Navegar o Presente e Preparar o Futuro 

 

As bibliotecas, outrora consideradas como bastiões do conhecimento, enfrentam atualmente um cenário dinâmico de desafios. Esta apresentação fornece uma visão geral das questões atuais que as bibliotecas em todo o mundo enfrentam. Na era digital, as bibliotecas enfrentam a exclusão digital, esforçando-se por equilibrar os recursos tradicionais e digitais, garantindo ao mesmo tempo um acesso equitativo. A redução dos orçamentos representa outro obstáculo significativo, exigindo uma alocação criativa de recursos. Os avanços tecnológicos remodelam continuamente o conceito de bibliotecas, pelo que devem evoluir para atender às novas necessidades dos utilizadores com adaptações às mudanças nos modelos educativos, à ascensão dos livros eletrónicos e à perceção de irrelevância. Desta forma, as bibliotecas estão a sofrer uma metamorfose para permanecerem relevantes na sociedade moderna. Através do alcance comunitário, da inovação e da integração tecnológica, as bibliotecas podem abordar estas questões e reposicionar-se como centros vibrantes de aprendizagem, cultura e envolvimento comunitário. A apresentação sublinha a urgência da definição de uma estratégia de reposicionar as bibliotecas para garantir a sua vitalidade contínua na era digital.

 

 

 

Ricardo Cavadas

Licenciado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria,mestre em Marketing Relacional pela mesma Escola e doutorando em Marketing e Estratégia pela Universidade de Aveiro, a realizar investigação sobre Marketing Social.
Foi docente no ensino secundário entre 1998 e 2005 e mais recentemente encontra-se a lecionar marketing (estratégico e operacional), estudos de mercado e técnicas estatísticas no ensino superior, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
No percurso como gestor, fez carreira na área da saúde, sendo sócio de um laboratório de análises clínicas, durante 30 anos, onde desempenhou funções de relacionamento com clientes e gestão de estratégias de marketing. Foi igualmente gestor de uma empresa de formação, sendo coordenador pedagógico e responsável pela certificação da qualidade junto da DGERT. Tem competências em auditorias internas eexternas da norma ISSO 9001:2015. É ainda formador certificado pelo IEFP desde 1998, nas áreas da informática e marketing, tendo colaborado com várias entidades a nível nacional.


 

Dia 22 de novembro de 2023  | 18h30


Painel: Advocacy e marketing nas bibliotecas

 

Zélia Parreira - Essenciais e visíveis: a afirmação positiva das bibliotecas públicas
 
Desde o nascimento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas - a designada revolução silenciosa do final da década de 80 – que estas se debatem para conseguir obter maior visibilidade nas suas comunidades. Muitas estratégias foram pensadas para “defender” a biblioteca pública. Mas defender algo significa que há um ataque em curso. Ora, o único ataque de que as bibliotecas se podem queixar é o da indiferença e do descuido. Importa, por isso, pensar estratégias para a afirmação positiva destas instituições, tornando-as visíveis e demonstrando a sua utilidade, versatilidade, modernidade e relevância.
A comunicação que se apresenta procura identificar os pontos fortes das bibliotecas no contexto da sociedade em que vivemos, a partir dos quais podem ser delineadas linhas de trabalho para a sua valorização.

 

 


Zélia Parreira  

Licenciatura em História (1994), Pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação - Biblioteca (1996). Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação (2018), com a tese “A regulamentação legal das Bibliotecas Públicas em Portugal”. 
Diretora da Biblioteca Pública de Évora desde 2014; diretora da Biblioteca Municipal de Moura, entre 1994 e 2013. 
Membro da Comissão Executiva do European Bureau of Library, Information and Documentation Associations (EBLIDA), eleita para o mandato 2021-2024.
Coordenador do Grupo de Trabalho de Legislação de Bibliotecas - LibLeg - da EBLIDA (2022-  ). 
Membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS – UE). 
Formadora na temática de Bibliotecas desde 2001, com foco nas questões de organização dos serviços, regulamentação das instituições e profissões, e integração da biblioteca na comunidade. Professora assistente convidada na Universidade de Évora entre 2014 e 2016. 
Membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD). Coordenadora do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas do BAD (2018-2021). 
Frequentemente convidada para conferências, colóquios e encontros profissionais, seja para relatar sua experiência profissional na criação de estratégias de afirmação da biblioteca pública na comunidade, seja para divulgar os resultados de suas pesquisas na área de política / estratégia para o desenvolvimento de um serviço de bibliotecas públicas e respetiva regulamentação legal. 
Membro do Júri do Prémio de Boas Práticas para Bibliotecas Públicas Portuguesas.
 
https://orcid.org/0000-0003-1398-6385
CIÊNCIA ID 141D-351B-6F6F

 
                                                                                                                

João Paulo Proença - Se o Leão não contar a sua própria história, o caçador fá-lo-á (provérbio africano) 


Ao longo da nossa apresentação iremos ter a oportunidade de trabalhar a forma como comunicamos o trabalho que fazemos nas nossas bibliotecas e como defendemos o valor das nossas bibliotecas.
Esta comunicação é intencional e focada ou andará ao sabor dos acontecimentos?
Quando falamos das bibliotecas, falamos sobre o quê?
Temos em atenção dos diversos públicos para os quais é importante comunicar?
Há algo a aprender com os especialistas em marketing, promoção e comunicação da nossa praça?
Teremos ainda oportunidade de dialogar a partir de alguns exemplos que se apresentarão.


 



João Paulo Proença

Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares com a dissertação: “Biblioteca Escolar e Web 2.0 – Questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da Biblioteca” pela Universidade Aberta acessível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1223 .
Licenciatura em ensino da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pela Universidade Católica de Lisboa. Membro do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares de 2006 a 2011. Coordenador Interconcelhio para as Bibliotecas Escolares para os concelhos de Almada e Seixal, desde 2011. Formador de professores nas áreas das Bibliotecas Escolares, TIC e Inovação Educacional, desde 2001. Coordenador de vários projetos Europeus: programas Comenius, Erasmus+ e Creative Europe nomeadamente o projeto READ ON). Recentemente tem desenvolvido trabalho na área da promoção, marketing e advocacy para as Bibliotecas. Membro da equipa coordenadora do GT das Bibliotecas Escolares da BAD.

 
 

Sílvia Cardoso - O poder do E-mail Marketing para as Bibliotecas

O que é marketing por e-mail? Porquê falar de e-mail marketing na época das redes sociais? Quais são as vantagens para uma biblioteca que utiliza estratégias de e-mail marketing? Qual o investimento a ser feito? Como fugir ao SPAM? Como medir o sucesso (ou fracasso) de uma campanha de e-mail marketing? A escolha pela adoção de novos canais de comunicação entre a biblioteca e os utilizadores não significa substituir ou eliminar canais antigos. O e-mail é um canal de comunicação barato, direto, pessoal, o que permite um relacionamento mais duradouro, próximo e personalizado com o utilizador, razão pela qual é considerado dos canais mais eficazes em marketing.

 

 

Sílvia Cardoso

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduada em Ciência da Informação variante Bibliotecas e Centros de Documentação pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, e mestre em Educação e Bibliotecas pela mesma instituição. Desempenha a sua atividade profissional como responsável da Biblioteca da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, no Porto, desde 2010. Foi, também, nesta instituição que assumiu o cargo de coordenadora do Gabinete de Comunicação, Imagem e Marketing entre 2018 e 2022. 
É formadora na BAD desde 2020, nas áreas de e-mail marketing, e, produção de materiais gráficos com a plataforma Canva. 
Desde 2022, que desempenha funções de tesoureira na Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde.
Foi também nesse ano que lançou a sua própria marca online que forma empreendedoras a aplicar estratégias de e-mail marketing nos seus negócios.
 

 

Moderação: Dulce Correia | FCT-FCCN

 

 

Dulce Correia

É licenciada em História pela Universidade de Coimbra e obteve a Especialização em Ciências Documentais pela mesma Universidade. É pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA. É ainda mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior, na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria). Exerceu funções docentes em cursos técnico-profissionais na área BD e, ainda, de formação de professores como docente convidada da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Em meados de 2007 foi nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, cargo que exerceu até junho de 2023. Atualmente desempenha funções de técnica superior na Plataforma NAU, FCCN - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É associada da BAD desde 1993 e tem desempenhado diferentes funções nos seus órgãos diretivos desde 2011.                                                                              

 

Dia 24 de novembro de 2023  |  18h30
 

      Painel de partilha de práticas


Cláudia Almendra - LudoBiblioCASA  -  O centro cultural da escola e da comunidade  


A Biblioteca Escolar José Jorge Letria assumiu-se como Centro Cultural da Escola e da Comunidade. Para o conseguir, foi necessário angariar fundos e reunir muitos esforços que permitissem a sua implementação. O projeto LudoBiblioCASA foi desenvolvido com sucesso. Nesta apresentação, será mostrado o projeto, desde a ideia até à sua concretização.

     


Cláudia Almendra

Flaviense apaixonada por livros desde criança, é professora bibliotecária desde 2006 (atualmente é PB do Agrupamento de Escolas da Cidadela - Cascais).
Formadora na área das bibliotecas escolares e do livro infantil. Pós-graduada em Livro Infantil e em Gestão de Bibliotecas Escolares. Mestre em Educação Artística, com investigação sobre a Biblioteca Escolar enquanto Centro Cultural da Escola e da Comunidade.
Desenvolve projetos locais e nacionais no âmbito da educação literária e artística. Membro fundador da Associação Cultural Estamos a Pensar, com intervenção na área social e cultural em prol da comunidade. Contadora de histórias, mediadora de leitura e dinamizadora de oficinas do livro.

 



Isaura Carvalho - Professor bibliotecário, influenciador digital? 

 

Nesta era da informação, no contexto do desenvolvimento digital das escolas, é urgente defender a ideia, junto da comunidade,  de que as bibliotecas escolares (BE) e os professores bibliotecários (PB) são essenciais.  Tomar consciência do leque alargado de competências exigidas ao PB e interiorizar os desafios que lhe são colocados, para fomentar o interesse pela escola, o livro e a leitura. É necessário dar visibilidade a todo o trabalho efetuado e reconhecer a importância de delinear um plano de marketing dos produtos e eventos de uma BE.  O PB tem de ser capaz de usar as TIC, as redes sociais, ser influencer, fazer advocacy das bibliotecas, promover a leitura em vários suportes e fazer curadoria de conteúdos. É fundamental definir e desenvolver o canal principal para a presença em linha das bibliotecas escolares, porta de entrada virtual de uma escola/agrupamento.

 


Isaura Carvalho

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Português/Francês e Curso do Ramo de Formação Educacional  (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Pós graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares (ISLA-Santarém).
Experiência profissional: Professora desde  21-11-1986 até à data. Professora de Português e de Francês, na EB Elias Garcia, Sobreda, Almada, Setúbal (de 01-09-1995 até à data).
Professora Bibliotecária de 2009 até à data.


 

Claúdia Mota - Bibliotecas Escolares: what else?


O envolvimento das bibliotecas escolares em projetos internacionais permite uma projeção das mesmas para o exterior, permitindo novas dinâmicas de leitura, troca de experiências e o alargamento de horizontes ao nível europeu. Foi isso que aconteceu no caso da biblioteca da EBI de Colmeias com o projeto Erasmus: “Yourope: You in Europe”, que reuniu professores bibliotecários e outros docentes de diversos países, bem como os respetivos alunos. Simultaneamente, este tipo de iniciativas permite à biblioteca afirmar-se internamente como força viva do Agrupamento de Escolas, assumindo, neste caso, um papel dianteiro na promoção da cidadania europeia, em articulação com várias disciplinas.



 

 


Cláudia Mota

Professora bibliotecária e professora de Inglês (3º ciclo) no Agrupamento de Escolas de Colmeias. É coordenadora de vários projetos no agrupamento de escolas e formadora de professores. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tirou Mestrado em Estudos Ingleses e Pós-Graduação em Tradução. Possui também Doutoramento em Culturas e Literaturas Modernas pela FLUC, bem como Pós-Graduação em Animação de Bibliotecas (ESEPF) e Curso de Especialização em Documentação e Formação de Leitores (UA).


 

Helena Felizardo - Posicionar a biblioteca escolar no coração da comunidade 


Posicionar a biblioteca escolar no coração da comunidade, através de uma renovada imagem e da aquisição de inúmeros recursos, foi possível graças à conquista de uma verba considerável, decorrente do orçamento participativo no ano de 2020.
Essa transformação, na sequência de uma linha de atuação estratégica em curso há mais de uma década, ao nível da gestão de processos e de atividades culturais alargados à comunidade em que se insere, veio conferir uma vantagem à Biblioteca Rainha Santa Isabel: a de proporcionar um maior valor para toda a comunidade educativa e local.
Pretendemos, com esta comunicação, descrever sumariamente a metodologia aplicada, relacionando esse processo com alguns conceitos subjacentes ao Marketing que, quando adaptados às organizações sem fins lucrativos, como é caso das bibliotecas escolares, podem ser uma mais-valia para o trabalho que estas desenvolvem.
 

 


Helena Felizardo

Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, ligada à gestão de bibliotecas escolares há mais de 25 anos, possui mestrado e doutoramento em Educação, na área de especialização de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 


 



Vítor Santos  - A Comunicação na Biblioteca: estratégias nos media e nas redes sociais



 
 

 

Vítor Santos

Licenciatura em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Socais e Políticas, pela Universidade Técnica de Lisboa. Especialização em Marketing e Relações Públicas realizada no âmbito da referida licenciatura,  pela Universidade Técnica de Lisboa. Pós-graduação em Relações Interculturais, concluída em 1992, na Universidade Aberta.
Experiência profissional: Coordenador do Gabinete da Universidade Aberta (1 de fevereiro de 1990 a 4 de janeiro de 1999); Coordenador do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Leiria (5 de janeiro 1999 a abril de 2010); Técnico superior da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Maio de 2010 a janeiro de 2021); Nomeado em regime de substituição, Chefe de Unidade da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Fevereiro de 2021 até à presente data).

 
 

Moderação: Rita Justino

 

 

 

Rita Justino

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Ciências Documentais variante Bibliotecas pelo ISLA - Leiria. Iniciou a sua atividade profissional na área dos Serviços Educativos do Mosteiro da Batalha e desempenha desde 2007 a função de mediadora cultural e de bibliotecária na Biblioteca da Casa-Museu João Soares, pólo da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nas Cortes, Leiria.



 

25 de novembro de 2023  | 09h30 --   OFICINAS, online



 Informação em página específica dedicada às Oficinas

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