OFICINAS ONLINE
Dia 18 de novembro 2024, 18h30- 21h30
Cada participante seleciona, na inscrição, duas oficinas: uma na semana de 18 de novembro e outra na semana de 25 de novembro de 2024
1 – Oficina 1 e Oficina 10
Literacia de prompts no contexto da educação e do trabalho das bibliotecas - Adelina Moura
18 e 27 de novembro de 2024
Com o rápido avanço da Inteligência Artificial Generativa, surge uma nova forma de alfabetização: a Literacia de "Prompts". Esta habilidade envolve a capacidade de formular instruções ou comandos eficazes para interação com sistemas de IA, como chatbots e geradores de imagem. Neste contexto, escolas e bibliotecas assumem um papel crucial na preparação dos alunos e da comunidade para interagir produtivamente com estas tecnologias. Ao fomentar a Literacia de Prompts nas suas práticas, capacitam os indivíduos a aproveitar o potencial da IA generativa de forma crítica, ética e criativa, preparando-os para um futuro cada vez mais mediado por estas tecnologias.
Adelina Moura
Adelina Moura tem Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, Metodologias Emergentes e Inteligência Artificial, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra.
Oficina 2 e Oficina 8
Jogo de Fuga sobre a IA na Educação - Ulisses Mota
18 e 25 de novembro de 2024
Nesta oficina, os participantes serão desafiados a mergulhar numa experiência imersiva e interativa através de um jogo de fuga, onde enfrentarão enigmas e desafios relacionados com a Inteligência Artificial no contexto educativo. Esta dinâmica lúdica permite explorar o tema de forma prática, promovendo um entendimento mais profundo e aplicado da IA na Educação, ao mesmo tempo que desenvolve o pensamento crítico e colaborativo.
Ulisses Mota
Ulisses José Pimentel da Mota, natural de Braga, e residente em Esposende, é licenciado em Humanidades pela Universidade Católica (Braga) e possui uma Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade do Minho (Braga). Neste momento, a frequentar a Pós-Graduação em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem, no ISCTE-Sintra.
Pertence ao Quadro da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, do grupo 300, e leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Além disso, faz parte da Equipa de Desenvolvimento Digital da Escola e é membro da equipa da biblioteca escolar.
É um apaixonado pelo ensino e tem procurado através da gamificação, em especial, os Jogos de Fuga Educativos, com o recurso a múltiplas ferramentas digitais e IA, implementar metodologias ativas, centradas nos alunos, procurando a inovação na sala de aula de forma a “comprometer” os alunos na construção das suas aprendizagens, permitindo que eles desenvolvam de forma motivadora as suas competências, nomeadamente, da leitura, da escrita, do trabalho colaborativo e resolução de problemas.
Tem partilhado, de forma online ou presencial, a sua experiência no âmbito do digital, seja na dinamização de workshops sobre Jogos de Fuga Educativos, Ambientes Web Imersivos de Realidade Aumentada ou mesmo sobre IA.
Considera-se um eterno aprendiz.
Oficina 3 e Oficina 9
Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para educadores e alunos - Luís Varela
20 e 27 de novembro de 2024
A Inteligência Artificial está a entrar nas nossas vidas de uma forma muito intensa e com novidades que, por vezes, podem parecer assustadoras.
A forma como olhamos para estas inovações podem fazer toda a diferença. Ainda sabemos muito pouco sobre as possibilidades e impactos na Inteligência Artificial na Educação, pelo que será muito importante discutir o tema com abertura e mente aberta, para podermos rentabilizá-la enquanto professores e ajudar os nossos alunos na sua utilização mais coerente.
Para isso, são necessárias ideias criativas e muitos testes para rentabilizar os sistemas da melhor forma. É um trabalho que será mais rápido se for feito colaborativamente.
A Oficina contemplará algumas ferramentas que podem auxiliar o trabalho do docente, tanto na preparação de recursos, como na disponibilização de ferramentas para que os alunos possam interagir de forma segura com a IA.
Luís Varela
Nasceu em Lisboa, cresceu no Alentejo, em Serpa e atualmente vive em Sesimbra.
É Professor e Formador na Área de Informática desde 1997. Bacharelato em Engª Informática, Licenciatura em Educação, na área de Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos e tem uma especialização em Marketing Digital.
Atualmente é formador de professores em 3 Centros de Formação (Almada, Loures e Setúbal). Autor do blogue Educatech.pt e fundador da Academia Digital Educatech, um espaço de formação informal para professores e formadores. Dinamiza vários cursos e programas online com o objetivo de reforçar as competências digitais dos professores.
Durante muitos anos foi Coordenador TIC/PTE e Professores Bibliotecário, cargos que lhe proporcionaram aprendizagens sobre as melhores estratégias para integrar a tecnologia com os alunos em várias áreas disciplinares. É especialista em Tecnologia Educativa, realiza muita curadoria de ferramentas e recursos e tem ajudado muitas centenas de professores a utilizar as tecnologias com maior consistência.
Considera-se dinâmico e criativo, gosta de ajudar os outros e aposta na motivação dos professores como forma de melhorar o seu bem-estar na escola.
Oficina 4 e Oficina 7
SIMA 2.0: Contributos para Avaliação das Aprendizagens em Suporte Digital – Nancy Silva e Pedro Pina David
Centro de Competência Entre Mar e Serra, Leiria
20 e 25 de novembro de 2024
O recurso a ferramentas de avaliação interativa (Kahoot, Quizziz, Socrative, entre outros) potencia um maior envolvimento dos alunos, uma maior motivação, a promoção da aprendizagem colaborativa e, sobretudo, a possibilidade de o professor monitorizar as aprendizagens dos alunos em tempo real. Consequentemente, verifica-se uma maior eficiência nos processos de aprendizagem e um simultâneo reforço do papel do professor como mediador desses processos.
A aplicação “Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens” (SIMA) integra o conjunto das ferramentas de resposta interativa, destacando-se das demais por, entre outras funcionalidades, permitir a utilização de dispositivos móveis dos alunos (BYOD) ou facultados pela escola, não exigindo ligação à Internet, o que contorna um constrangimento comum nas escolas portuguesas. Opcionalmente, a avaliação pode ser realizada com ou sem acesso à Internet.
Nancy Silva
Licenciada em Engenharia Informática (ramo de Sistemas de Informação) pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e Profissionalizada em Serviço pela Escola Superior de Educação de Leiria. É formadora acreditada pelo CCPFC. Docente do grupo 550 – Informática, encontra-se desde 2017 a exercer funções na ERTE(DGE)/CCEMS (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – Direção Geral da Educação / Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria).
Pedro Pina David
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC pelo Politécnico de Leiria; Licenciado em Design Industrial, pelo IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia; Docente do grupo 600 Artes Visuais a exercer na EB de Sta. Catarina da Serra e no Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria (desde 2023/2024).
Oficina 5 e Oficina 11 – Desinformação: Porque é que existe e como podemos combater - Paulo Agostinho
22 e 29 de novembro de 2024
A oficina visa explicar o contexto da desinformação na sociedade contemporânea, como ela cresce a partir das câmaras de eco online e alimenta a polarização a todos os níveis. Na sessão de três horas, serão dadas ferramentas de identificação de desinformação e de verificação online de conteúdo, abordando ainda soluções de Inteligência Artificial, entre outros recursos.
Paulo Agostinho
Formador sobre desinformação no projeto Iberifier (https://iberifier.eu/) pela Agência Lusa (https://www.lusa.pt/), onde é jornalista há muitos anos, tendo sido editor de País, Internacional e Lusofonia. Professor no Instituto Politécnico de Leiria, na Universidade Europeia e no ISCTE, tem-se especializado em processos de inovação associados ao jornalismo e comunicação. Com provas de Especialista, é ainda doutorando em Ciências da Comunicação, no ISCTE, com um projeto relacionado sobre mecanismos de verificação em agências de notícias.
Oficina 6 e Oficina 12 - Utilização de chatbots na sala de aula - Jorge Borges
22 e 29 de novembro de 2024
Esta oficina explora o impacto da Inteligência Artificial na educação, fornecendo aos professores conhecimentos e ferramentas para integrar a IA nas suas práticas pedagógicas. Vamos abordar conceitos fundamentais de IA, as suas aplicações práticas na sala de aula e estratégias para incorporá-la no currículo. A oficina também apresenta casos de sucesso, recursos gratuitos e perspectivas futuras da IA na educação.
Jorge Borges
Jorge Borges Professor do ensino básico e secundário, foi diretor do Centro de Competência da Malha Atlântica, formador, membro da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas [CRIE], membro da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas [ERTE], coordenador de projetos nacionais e europeus, membro das equipas setoriais do Plano Tecnológico da Educação e professor convidado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Membro do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, onde também exerceu as funções de coordenador interconcelhio.
Exerce atualmente funções na E. B. 2-3 Conde de Oeiras.