Paineis

25 de março 9:30 – 17:30 h

 

Sessão de abertura

Parceiros e entidades oficiais

Momento cultural:

“Rei Leão” por alunos da CERCILEI

Intervalo (coffee break)

Painel 1: Antes da Escola

Educação Especial: dimensão da população escolar abrangida; sinalização e intervenção precoce; Técnicas, práticas e testemunhos

 

Almoço

Painel 2: Consciência Fonológica e Língua Gestual Portuguesa

Das teorias às práticas de intervenção (programas e metodologias).

 

Intervalo (coffee break)

Painel 3: Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção

Conceito, mitos e práticas de intervenção;Testemunhos.

 

1 de abril 9:30 – 17:00 h

 

Painel 4: Educação Especial no Ensino Secundário

Plano Individual de Transição; Aspetos normativos e práticas de intervenção.

Intervalo (coffee break)

Painel 5: Programas complementares de apoio (transição para o pós-escolar)

Cursos profissionais e outros de dupla certificação; A relação com o mundo do trabalho; Outras respostas para o pós-escolar.

Almoço

Painel 6: Depois da Escola

A integração no mundo trabalho: práticas e teste-munhos de empregados e empregadores; O prosseguimento dos estudos: práticas e testemunhos de alunos e professores.

Intervalo (coffee break)

Sessão de encerramento

Parceiros e entidades oficiais

Momento cultural:

Utentes da CEERIA e alunos do AE da Batalha

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

 

Participação gratuita mas sujeita a inscrição (até 22/03/2017) e condicionada pela lotação do auditório.

 

Objetivos

  • Sensibilizar para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
     
  • Conhecer conceitos e práticas de intervenção no âmbito da Educação Especial;
     
  • Conhecer respostas escolares e não escolares de apoio ás crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
     
  • Promover a partilha de práticas de inclusão em contexto escolar
2º Encontro sobre inclusão em contexto escolar

O 2º Encontro sobre inclusão em contexto escolar.

  • Acreditação para docentes pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Curso de 13 h, 0.5 UC)
  • Acreditação para pessoal não docente (Assistentes Operacionais e Pessoal Técnico) pela Direção-Geral da Administração Escolar (2 jornadas de 6 horas).
Organização
  • CML
  • APPDA
  • CEERIA
  • ESECS/IPL
  • CFRCA
  • CCEMS
  • CRID
  • CERCILEI
  • AECM
  • AEB
  • AEDS
Realização

SÁBADOS EM LEIRIA

25 DE MARÇO E 1 DE ABRIL DE 2017

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IP de Leiria