E-Posters

E-POSTERS

 

Título: Ler para a Paz e Harmonia Globais - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Ana Margarida Violante - Professora Bibliotecária

Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria

 

Público-Alvo: 2.º ciclo do Ensino Básico (15 tumas)


Descrição

Decorrente do tema escolhido para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares – “Ler para a Paz e Harmonia Globais”, a biblioteca da escola sede do agrupamento, reunida a equipa do aLer+ , planificou a seguinte atividade, da qual damos conta no E-Poster:

    - Reunião com a equipa do Plano Nacional das Artes para refletir sobre atividades comuns de fomento da leitura, tendo o mote do MIBE como referência;​

    - Seleção do livro “Grande Panda e Pequeno Dragão”, de James Norbury para servir de base ao projeto comum entre as duas equipas;

    - Atividade dirigida às turmas dos 5º anos de escolaridade, tendo como objetivo a realização da relação, num registo oral, entre o texto e imagens previamente selecionadas;

    - Atividade dirigida às turmas do 6º ano de escolaridade, tendo como objetivo a transmissão de informação sobre pessoas e instituições laureadas com o prémio Nobel da Paz, através de um pequeno trabalho de grupos para posterior apresentação à turma;

    - Encontro com os alunos e respetivas famílias, subordinado ao tema “A caminho da Paz”.



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Título: D. Dinis na Agenda 2030 | D. Dinis +sustentável | D. Dinis +amigo da água


Maria da Luz de Azevedo Nunes Maia - Professora Bibliotecária

Escola Básica 2,3 D. Dinis/Agrupamento de Escolas D. Dinis, Leiria



Público-Alvo: 8.º ano


Descrição

O projeto D. Dinis na Agenda 2030 | D. Dinis +sustentável | D. Dinis +amigo da água foi desenvolvido pela Biblioteca Escolar D. Dinis em articulação com o subdepartamento de Ciências Naturais, com alunos do 8º ano, a partir da leitura digital da obra O Rei do Rio de Ouro, de John Ruskin.
Este recurso trata o ODS 6 Água potável e Saneamento, inserido na disciplina de Ciências Naturais do 8º ano, no tema organizador “Sustentabilidade na Terra”.
Aprendizagens essenciais de Ciências Naturais 8º ano:
“Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável”;
“Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas”.
Biblioteca Escolar: 
Literacia da Leitura
:
“Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.”;
“Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.”;
Literacia dos Media:
“Escolhe, com base em critérios previamente discutidos, software educativo/ apps e videojogos, utilizando-os, individual ou colaborativamente, em contextos formais ou informais de aprendizagem”;
“Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.”

Os alunos aderiram com agrado à leitura interativa da obra. Após a leitura, os alunos realizaram num formulário Forms a atividade 1 de reflexão sobre quais as ações que poderiam realizar em casa/escola para evitar o desperdício de água e ajudar a reverter essa situação. Posteriormente, começaram a desenvolver a atividade 3, uma campanha de divulgação, tendo o grupo que inclui a aluna surda, optado por fazer pequenos vídeos contra o desperdício, bilingues (Português e Língua Gestual Portuguesa). Decorreu ainda uma conversa/palestra com um Técnico Administrativo da Escola D. Dinis, que alerta a sociedade civil para os problemas ambientais escrevendo cartas do leitor para os jornais da região.

Referências
O rei do rio de ouro, Ruskin . NovozymesTV. (n.d.). Acesso em 2 de novembro de 2022, disponível em: https://www.novozymes.tv/video/63044139/o-rei-do-rio-de-ouro-por-ruskin-pt
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. (2017). Acedido a 27 maio 2022, disponível em: ttps://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos. pdf. RBE: Rede De Bibliotecas Escolares. (2017). Referencial Aprender com a biblioteca escolar (AcBE): 2ª edição revista e aumentada. Acedido a 27 maio 2022, disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdf
 


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Título: As viagens do corvo Dinis e a promoção das literacias no Jardim de infância


Carlos Alberto Silva - Educador de Infância

Agrupamento de Escolas D. Dinis, Leiria

 

Público-Alvo: Pré-Escolar


Descrição

O projeto «As viagens do corvo Dinis» tem como destinatários todas as crianças dos Jardins de Infância do AE D. Dinis, de Leiria, e por objetivos fomentar o gosto pelos livros e por ouvir histórias, promover as literacias e o pensamentocomputacional.
O seu principal «interlocutor», um fantoche de um corvo, manipulado pelo educador Carlos Alberto Silva, visita quinzenalmente todas as salas dos JI doAgrupamento, levando histórias e atividades de desenvolvimento sobre diversas temáticas.
Para contar as histórias, são usadas técnicas diversas como o kamishibai, o teatro de papel e os fantoches, para além da manipulação de objetos, livros pop-up e a robótica educativa.
Iniciado no ano letivo 2021-22, a partir do lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - MIBE (Contos e lendas domundo), o corvo «visita» e «traz» histórias de vários países, que vai assinalando num globo terrestre.
Durante o primeiro ano, realizaram-se mais de cem sessões, a partir de uma quinzena de histórias oriundas da Austrália, Canadá, Chade, China, EUA, França, Holanda, Guatemala, Itália, Lapónia e Portugal, Reino Unido e Rússia.
Entre as atividades de exploração temática, destacam-se a realização de«bonecos das preocupações», a criação de «animais inventados» pelas crianças, a resolução de puzzles e outros jogos.
No atual ano letivo, o corvo voltou à «estrada», novamente como lema do MIBE(Ler Para A Paz e Harmonia Globais) e um conto relacionado como temada «resistência não-violenta».

 

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Título: Uma biblioteca para a comunidade

Helena Felizardo - Professora Bibliotecária

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira - Leiria

 

Público-Alvo: Toda a comunidade da área de influência do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira- Leiria


Descrição

A Biblioteca Rainha Santa Isabel tem sido um pólo de animação da leitura e de projetos culturais, envolvendo todas as escolas e jardins-de-infância do agrupamento, contribuindo também para a estruturação, organização logística e tratamento técnico de fundos documentais de algumas bibliotecas que têm vindo a ser constituídas, ao longo nos últimos anos, nalgumas unidades orgânicas do agrupamento.
Alargar a esfera de ação da Biblioteca Rainha Santa Isabel a toda a Comunidade da área de influência de um agrupamento que ocupa 1/3 do território a norte do concelho, levou-nos a apresentar um Projeto de candidatura ao Orçamento Participativo de 2020, intitulado “Uma Biblioteca para a Comunidade”. A proposta apresentada pretendia permitir que a Biblioteca Rainha Santa isabel pudesses continuar a afirmar-se, cada vez mais, como uma referência cultural e de acesso à informação e ao conhecimento, para a comunidade educativa e local, afastada da cidade de Leiria e da biblioteca Municipal.
verbas do Orçamento Participativo, obtidos pela forte mobilização dos votos da comunidade (93.000€), possibilitou a aquisição de equipamentos tecnológicos, mobiliário e fundos documentais diversificados, reforçando a concretização mais efetiva do desafio de transformar a Biblioteca Rainha Santa Isabel, numa biblioteca de referência, ao serviço da comunidade das freguesias que integram a área de influência do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel e de cumprir o propósito de constituir, efetivamente, uma alternativa de equidade e de inclusão social, de acesso à informação, à leitura, assim como a eventos e momentos culturais diversos.
Este ano letivo ficará marcado pela inauguração oficial da Biblioteca Rainha Santa Isabel, uma biblioteca da e para a Comunidade, em data a comunicar oportunamente.



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Título: Uma coisa que não tem nome

André Pereira

Diz que não sabe quem é.  
Escreve para televisão, rádio, teatro, cinema e para as estantes das livrarias – com dois livros da sua autoria e três como fantasma.  
Sobe a palco para dizer poesia, para fingir teatro e para fazer stand-up comedy. 
Tem uma velha máquina onde escreve retratos e cartas a desconhecidos.  
Tem um gato e um cão, mesmo já não tendo o cão e nunca tendo o gato.  
Não sabe o que escrever em biografias. Porque, embora sabendo o que faz, não sabe quem é. 


Público-Alvo: Ensino Secundário


Descrição


Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”. As palavras de Saramago dão sentido à dúvida que nos assalta ao pensarmos o nosso lugar no mundo. Presos a rotinas, temos dificuldade em olhar para dentro de nós: para as nossas vontades, para as nossas emoções e para os nossos sonhos.
Quem somos? Que coisa é essa? A relação com o outro e, naturalmente, connosco tem sido agravada por estes tempos estranhos, e os jovens têm sido bastante afectados. À rotina mecânica de casa-escola, junta-se o impedimento do contacto e da criação. Esta actividade veio dar liberdade aos jovens para descobrir essa coisa que não tem nome através da arte.
Este projecto juntou vários jovens das Escolas Secundárias Domingos Sequeira e Francisco Rodrigues Lobo, que tiveram total liberdade para explorar a obra de Saramago recorrendo a três artes: Escrita, Fotografia e Música.
Ao longo de cinco sessões, os participantes, orientados por um artista de cada arte, foram estimulados a criar peças artísticas.
Cada sessão teve um conceito que serviu de ponto de partida para os três grupos.
As sessões tiveram a duração de 1h30 e foram realizadas, entre os dias 9 de Março e 6 de Abril, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e nas ruas do centro histórico da cidade.
A exposição esteve aberta ao público do dia 9 ao dia 30 de Abril, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Para conhecer a exposição online e os bastidores das sessões, procurar @umacoisaquenaotemnome no Facebook e no Instagram.

 
 
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