W01 - Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)

A Direção-geral da Educação, em parceria com a European Schoolnet (EUN), encontra-se a desenvolver a iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN) com o objetivo de consolidar os resultados obtidos em vários projetos promovidos/dinamizados nos últimos anos pela EUN, tais como iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom), LSL (Living Schools Lab) e CCL (Creative Classrooms Lab).
Após uma breve apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future Classroom Lab(EUN)" os participantes poderão experimentar algumas ferramentas digitais que apoiam as atividades de aprendizagem de cenários de sala de aula do futuro.

Mais informações em http://www.dge.mec.pt/laboratorios-de-aprendizagem
Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil com o windows 7 ou superior.

Dinamizadoras: Carla Valentim e Ana Paula Andrade Alves

W02 - A informação em movimento – Active Track

Tire partido do smartphone android para realizar atividades em contexto educativo relacionadas com percursos georreferenciados (naturais, históricos, literários, arquitetónicos,…):
- Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo, partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem curricular e extra-curricular.
- Desenvolvimento de percursos naturais, históricos, literários, arquitetónicos, ambientais…

Se possível, faça-se acompanhar de:
- PC portátil, com o Windows 7 ou superior com o software ActiveTrack instalado, gratuito, http://go.ccems.pt/Portals/8/gomobile/setup.exe
- Smartphone android, versão 4.4 ou superior, com o Activetrack instalado, gratuito,  http://go.ccems.pt/Portals/8/gomobile/ccemsactivetrack_2_1_10.apk

Dinamizador: Luís Pinheiro

W03 - Fundamental da Imagem Digital

Aprenda a realizar as operações mais comuns sobre uma imagem digital e a criar composições.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior e o programa paint.net instalado, gratuito e disponível em http://www.dotpdn.com/files/paint.net.4.0.5.install.zip

Ficheiros de trabalho


Dinamizadora: Benilde Azinheiro
==>

 

              

W04 - Avaliação interativa/testes autocorretivos

Utilizando o Moodle, poderá realizar teste interativos, autocorretivos, aos seus alunos.
Aprenda a criar os mesmos segundo normas vigentes e saiba mais sobre o projeto “Avalia-te” do CCEMS.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior e o Firefox instalado, gratuito e disponível em https://www.mozilla.org/pt-PT/firefox/new/


Dinamizador: José Castro e Paulo Renato

W05 - Podcasts no ensino das línguas

Tire partido da gravação digital de voz para ajudar os alunos estudar e/ou melhorar as capacidades.

  • Introdução (Conceito de podcast; Utilização de podcasts na educação; Considerações para a criação de um podcast; diferentes tipos de podcast);
  • Criação de Screencast com o Jing;
  • Criação de podcasts áudio com o Audacity;
  • Armazenamento/hospedagem; partilha no SoundCloud (Web 2.0)
Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior, e o software:
- Audacity instalado, gratuito e disponível em http://www.fosshub.com/Audacity.html/audacity-win-2.1.0.exe
- Lame e ffmpeg gratuitos e disponíveis em http://lame.buanzo.org/#lamewindl

Dinamizadora: Helena Felizardo

W06 - Modelação cientifica em Física e Matemática

Pretende  familiarizar os professores  com o uso de modelação e outras técnicas para melhorar o ensino da Física e da Matemática.
"O software Modellus é usado para introduzir a modelação computacional, para permitir uma criação fácil e intuitiva de modelos matemáticos usando apenas notação matemática padrão, por ter a possibilidade de criar animações com objectos interactivos que têm propriedades matemáticas expressas no modelo, para permitir a exploração de múltiplas representações e para permitir a análise de dados experimentais em forma de imagens, animações, gráficos e tabelas. O principal foco do Modellus é a modelação e o significado dos modelos." - http://modellus.co/index.php/pt

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior.

Dinamizador: Vitor Duarte Teodoro

W07 - O mundo na minha aula – Google Earth

Como potenciar o Google Earth em atividades escolares. Construa visitas guiadas, apresentações e tire partido dos recursos preexistentes.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior e o Google Earth instalado, gratuito e disponível em https://www.google.com/earth/

Dinamizador: José Manteigas

Visita de estudo - Nazaré Paisagens e elementos naturais Obras literárias- Macbeth Geografia humana - Exploração animal intensiva

 

W02 - A informação em movimento – Active Track

Tire partido do smartphone android para realizar atividades em contexto educativo relacionadas com percursos georreferenciados (naturais, históricos, literários, arquitetónicos,…):
- Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo, partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem curricular e extra-curricular.
- Desenvolvimento de percursos naturais, históricos, literários, arquitetónicos, ambientais…

Se possível, faça-se acompanhar de:
- PC portátil, com o Windows 7 ou superior com o software ActiveTrack instalado, gratuito, http://go.ccems.pt/Portals/8/gomobile/setup.exe
- Smartphone android, versão 4.4 ou superior, com o Activetrack instalado, gratuito,  http://go.ccems.pt/Portals/8/gomobile/ccemsactivetrack_2_1_10.apk

Dinamizador: Luís Pinheiro

W03 - Fundamental da Imagem Digital

Aprenda a realizar as operações mais comuns sobre uma imagem digital e a criar composições.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior e o programa paint.net instalado, gratuito e disponível em http://www.dotpdn.com/files/paint.net.4.0.5.install.zip

Ficheiros de trabalho


Dinamizadora: Benilde Azinheiro
==>

 

              

W04 - Avaliação interativa/testes autocorretivos

Utilizando o Moodle, poderá realizar teste interativos, autocorretivos, aos seus alunos.
Aprenda a criar os mesmos segundo normas vigentes e saiba mais sobre o projeto “Avalia-te” do CCEMS.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior e o Firefox instalado, gratuito e disponível em https://www.mozilla.org/pt-PT/firefox/new/


Dinamizador: José Castro e Paulo Renato

W05 - Podcasts na sala de aula

Tire partido da gravação digital de voz para ajudar os alunos estudar e/ou melhorar as capacidades.

  • Introdução (Conceito de podcast; Utilização de podcasts na educação; Considerações para a criação de um podcast; diferentes tipos de podcast);
  • Criação de Screencast com o Jing;
  • Criação de podcasts áudio com o Audacity;
  • Armazenamento/hospedagem; partilha no SoundCloud (Web 2.0)
Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior, e o software:
- Audacity instalado, gratuito e disponível em http://www.fosshub.com/Audacity.html/audacity-win-2.1.0.exe
- Lame e ffmpeg gratuitos e disponíveis em http://lame.buanzo.org/#lamewindl

Dinamizadora: Helena Felizardo

W08 - Trabalho colaborativo e partilha de informação

Como tirar partido dos sistemas de armazenamento na Internet para trabalho cooperativo e partilha de informação.
Guarde, crie, partilhe e construa documentos de forma cooperativa.

Se possível, faça-se acompanhar de um PC portátil, com o Windows 7 ou superior.



Dinamizador: Pedro Alberto